Planalto, Rio Grande do Sul

From Wikipedia, the free encyclopedia

Planalto is a municipality in the state Rio Grande do Sul, Brazil. ARTIGO EM PORTUGUÊS Template loop detected: Template:DadosMunicípioBrasil

Planalto é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 27º19'44" sul e a uma longitude 53º03'31" oeste, estando a uma altitude de 568 metros. Sua população estimada em 2004 era de 11.702 habitantes.

Possui uma área de 237,35 km². É um município que conta com as águas do Rio do Mel e do Rio Uruguai que tem fronteira fluvial com a Argentina.

É um município que faz parte da Região das Hidrominerais, está localizado dentro do perímetro do Aqüifero Guarani, Microrregião de Frederico Westphalen ( Médio Alto Uruguai).

Contents

[edit] História

O nome deve-se a localização do povoado de Planalto que foi escolhida no fim do ano de 1967, em face de determinação superior, de que o mesmo se situasse num ponto elevado do divisor de águas da região. No início de 1948 foi dado início do levantamento topográfico para o plano de urbanização, e iniciados os trabalhos de demarcação de lotes rurais.

Os primeiros aventureiros vinham de Nonoai, apenas a procura de uma suposta "Igreja de Jesuítas" onde estariam enterrados valiosos tesouros. Em 1911, os Srs. Bernardo Tavares de Miranda e seu irmão Severo, fixaram residência na localidade de Pinhalzinho. Dedicavam-se a criação de gado e de suínos, além de cultivar pequenas roças. Pela ordem, os primeiros colonizadores eram de origem portuguesa, depois as de origem Polonesa. Os italianos chegaram por último e são quase todos posteriores ao período da demarcação das terras.

[edit] Dados Gerais

A População Total do Município era de 11.702 habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE(2000). Sua Área é de 230,42 km² representando 0.0857% do Estado, 0.0409% da Região e 0.0027% de todo o território brasileiro.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.741 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

thumb|250px|Ilustração do territóio de Planalto


Ano de Instalação: 1963

Microrregião: Noroeste Rio-grandense

Mesorregião: Planalto

Altitude da Sede: 568 m

Distância à Capital: 349,37Km

Área Territorial: 230,42 km²

Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD

Dados Políticos

Prefeito: Antonio Carlos Damin

Partido: PDT

Endereço da Prefeitura

Rua Humberto de Campos, 732

CEP: 98470-000

[edit] Demografia

As informações populacionais foram baseadas nos censos demográficos realizados pelo IBGE (http://www.ibge.gov.br) nos anos de 1970, 1980, 1991 e 2000. A metodologia utilizada pelo IBGE em relação à população residente total, por sexo e situação de domicílio é referente aos moradores habituais em cada residência. O recenseamento dos moradores habituais do domicílio que estavam ausentes na data de referência é apresentado respeitando a presença inferior a 12 meses na residência em relação à data em que foi feito o recenseamento. Já o cálculo para a Estimativa Populacional respeita uma série de equações estatística desenvolvidas pelo IBGE na década de 90 dispostas abaixo: Metodologia adotada nas estimativas populacionais municipais:

O modelo adotado para estimar os contingentes populacionais dos municípios brasileiros emprega metodologia desenvolvida pelos demógrafos Madeira e Simões, onde se observa a tendência de crescimento populacional do município, entre dois Censos Demográficos consecutivos, em relação à mesma tendência de uma área geográfica hierarquicamente superior (área maior).

O método requer a existência de uma projeção populacional, que leve em consideração a evolução das componentes demográficas (fecundidade, mortalidade e migração), para uma área maior que o município, quer dizer, para a Unidade da Federação. Desta forma, o modelo matemático desenvolvido estaria atrelado à dinâmica demográfica da área maior.

Em síntese, o que a metodologia preconiza é que:

Se a tendência de crescimento populacional do município entre os Censos for positiva, a estimativa populacional será maior que a verificada no último levantamento censitário; caso contrário, a estimativa apontará valor inferior ao último Censo.

Fonte: IBGE (http://www.ibge.gov.br)

Para saber mais sobre a Metodologia de Estimativa Polulacionais entre no página do IBGE http://www.ibge.gov.br.

[edit] População Urbana

            ANO     1970   1980    1991    2000
        Feminina   1.399   2.251   2.869   3.042
       Masculina   1.337   2.191   2.636   2.715
           Total   2.736   4.442   5.505   5.757
           

População Urbana (Fonte IBGE 2000)



[edit] População Rural

             ANO    1970   1980    1991    2000
        Feminina   7.280   6.532   5.958   2.687
       Masculina   7.568   6.726   6.412   2.858
           Total  14.848   13.258  12.370  5.545

População Rural (Fonte IBGE 2000)

[edit] Índice de Desenvolvimento Humano

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulga todos os anos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A elaboração do IDH tem como objetivo oferecer um contraponto a outro indicador, o Produto Interno Bruto (PIB), e parte do pressuposto que para dimensionar o avanço não se deve considerar apenas a dimensão econômica, mas também outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana. No IDH estão equacionados três sub-índices direcionados às análises educacionais, renda e de longevidade de uma população. O resultado das análises educacionais é medida por uma combinação da taxa de alfabetização de adultos e a taxa combinada nos três níveis de ensino (fundamental, médio e superior). Já o resultado do sub-índice renda é medido pelo poder de compra da população, baseado pelo PIB per capita ajustado ao custo de vida local para torna-lo comparável entre países e regiões, através da metodologia conhecida como paridade do poder de compra (PPC). E por último, o sub-índice longevidade tenta refletir as contribuições da saúde da população medida pela esperança de vida ao nascer.

Existem diferenças metodológicas entre os dois lançamentos. No cálculo de IDH-E (educação), na metodologia anterior, era composto pela taxa de alfabetização e pela média de anos de estudo. No Novo Atlas a média de anos de estudo foi substituída pela taxa bruta de freqüência à escola nos três níveis de ensino, tornando mais semelhante ao IDH internacional. Já o IDH-R (renda): a fórmula de cálculo mudou. Antes, ela apresentava um forte redutor apenas para rendas que ultrapassavam o valor médio mundial. No novo Atlas, seguindo a mudança realizada no IDH internacional em 1999, a fórmula de redução é mais suave e aplicada em todos os valores, a partir de uma função logarítmica. E por último no IDH-L (longevidade) o indicador de esperança de vida do nascer foi recalculado para todos os municípios brasileiros porque foi implementada uma atualização nos cálculos de sobrevivência-padrão.

A metodologia de cálculo do IDH envolve a transformação destas três dimensões em índices de longevidade, educação e renda, que variam entre 0 (pior) e 1 (melhor), e a combinação destes índices em um indicador síntese. Quanto mais próximo de 1 o valor deste indicador, maior será o nível de desenvolvimento humano do país ou região.

Fonte: PNUD/Atlas de Desenvolvimento Humano (http://www.pnud.org.br)

[edit] IDH de Planalto (Metodologia Atual)

     ANO                1991   2000

     IDH - Educação:    0,755  0,852

     IDH - Renda:       0,566  0,648

     IDH - Longevidade: 0,699  0,724

     IDH - Municipal:   0,673  0,741

Idh (Fonte IBGE 2000)

[edit] Economia

Os principais produtos agrícolas do Município são: feijão, milho, soja, uva, laranja. Uma grande conscientização está ocorrendo com os agricultores da região referente a diversificação da propriedade agrícola para: Citricultura, Piscicultura, Plantação de Pepinos em Estufas, Fruticultura e Viticultura. Na pecuária temos pequena produção de subsistência, suínos, aves, bovinos, sendo que o Gado leiteiro tem uma média de 78000 litros/dia. Também podemos destacar o garimpo de pedra ametista, e a indústria moveleira que está presente em Planalto gerando vários empregos e renda para a população.

[edit] Clima

O clima predominante é subtropical, com duas massas de ar que predominam, a polar Atlântica, com baixas temperaturas e a Tropical Atlântica, com altas temperaturas. A temperatura varia de até -3 graus Celsius no inverno a +38 graus Celsius no verão.

[edit] Pontos Turísticos

Planalto possui uma parte do Parque Estadual Florestal de Nonoai, são quase 20 mil hectares de mata virgem no qual está presente a Reserva Indigina Kaingang e Guarani. Outros pontos se destacam, Igreja Matriz, Furnas(Garimpo de Pedra Ametista), Museu do Índio, Rio do Mel.

thumb|250px|Cachoeira na Reserva Florestal em Planalto

[[Imagem:Ametistas.jpg|thumb|250px|Pedras Ametistas extraídas dos garimpos de Planalto e Ametista do Sul]]

thumb|250px|Final de Tarde de Inverno em Planalto

thumb|250px|Rio do Mel

[edit] Template:Ligações externas

Template:Esboço-municípiosbr/Rio Grande do Sul

Categoria:Municípios do Rio Grande do Sul