Talk:Like Minded Group

From Wikipedia, the free encyclopedia

[edit] Who is in the group?

Wait a second. The second reference and the third reference disagree in which countries compose the Like Minded Group. 201.81.192.114 09:59, 28 July 2007 (UTC)

CURRICULUM VITAE

1.INDETIFICAÇÃO

APELIDO: Mponda Nome: Manuel Domingos Mponda Data de Nasc.: 19/06/1985 Natural: Beira Província: Sofala Estado Civil: Solteiro Filiação: Domingos Mponda e Regina Manuel Morada: 14° Bairro, Av. Rua 2, Casa n° 696

2.HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

2003-2004: Nível Médio na Escola Secondária Samora Moisés Machel 1999-2002: Nível Básico na Escola Secundária da Manga 1998: 7ª Classe na Escola Secundária da Manga-Beira

3.HABILITAÇÕES PROFISSIONAL

Frequenntou com aproveitamento o Curso de Formação psicopedagógica de Formadores durante o período de 11/10/2004 a 22/10/2004 no Centro de Formação Profissional da Beira:

   Perfil do Formador
        A formação de adultos
        As condições e factores de aprendizagem
        A comunicação Pedagógica
        Definição de objectivos Pedagógicos
        Métodos Pedagógicos     
        Planificação de formação 
        Avaliação da prendizagem
        Simulações pedagógicas (iniciais e finais)

Frequentou com aproveitamento o Curso de Contabilidade Básica pela ATTOMUS, Lda-Beira. Frequentou com aproveitamento o Curso de Operador de computador pela AMC-Alto da Manga Computers durante 6 meses:

   Windows explorer
        Microsoft Word 2003
        Microsoft Excel 2003
        Microsoft Accesss 2003
        Microsoft Power Point 2003
        Microsoft Publisher 2003
        Microsoft Front Page 2003
        Internet  explorer
        Coreldraw 
        Antivirus 
        Sony Vegas
        Pinacle Estudio

4.EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

2004-2006 (1° emprego): Formador de Informática no AMC-Alto da Manga Computers.

   Monitorar as aulas de informática em todos os modulos
        Elaborar relatorios de formação sendo mensais, trimestrais semestrais e anuais.

2004-2006-Trabalhei no projecto CCS(Centro Cooperazione Svillupo/Centro de cooperação e desenvolvimento):

   Experiencia em trabalhos de instalação e reparação de hardwares e softwares de sistemas informáticos.
        Experiencia em trabalhar em parceria com Ong’s, instituições públicas
        Experiencia em trabalhar no centro nutricional da manga no ambito dos servicos da CCS em parceria com o centro servindo as criasncas mal nutidas e monitorar as actividades de programa e sua implementacao, contribuir para o melhoramento socio economico da comunidade em perpectiva do desenvolvimento integral em correlacao na problematica do HIV/sida, envolver as comunidades na dinamica participativa de desenvolvimento, desenhar o plano de accao das actividades e objectivo do programa e sua sustentabilidade e finalmente inquirir a seguranca alimentar ao nivel do centro.

2007/2008-Actualmente trabalho como programador de sistemas informatico em linguagem dBase Plus na infolinda, exerco funcoes de formador de sistema.


LÍNGUAS Português: Fala e escreve Perfeitamente Inglês: Fala razoavelmente Sena: Fala razoavelmente Ndau: Fala razoavelmente

APTIDÕES:

   Capacidade de trabalhar em equipe
        Honesto, calmo
        Habilidade na comunicação e cortesia

CONTACTO:

Telefone fixo: 23328160

            Cell:  842689510
            Fax:        23328160









Proposta de Implementação do Projecto “Sala de gráfismo” 1.Introdução geral

O Crescimento económico e social verificado na cidade e no distrito do Dondo nos últimos anos, devido a redução dos índices de pobreza absoluta, à demando procura de emprego por parte dos jovens, a necessidade do empreendedorismo são factores que asseguram a proposta de implementação de uma sala , na qual será reservada exclusivamente para o atendimento a sociedade civil, jovens, pais ou encarregados de educação, professores, académicos e outros de díficil inserção, no que concerne a trabalhos computalizado/digitação de documentos e muito mais, terá um impacto positivo no promoção e melhoramento da Inovação em tecnologias de informação e comunicação e na facilitação dos trabalhos para os habitantes da vila do Dondo quanto a Impressão de documentos , fotocópias de documentos.

Esta proposta surge numa altura onde está criada uma fundação denomida Fundação Lusalite Vida onde existe um ATL, vocacionado ao atendimento a criança, no qual são ensinados o cantar, dançar e muitos dos seus afazeres, também, na Fundação encontraremos um Centro de Formação em Informática na óptica de operadores, na qual já começou a funcionar alunos provenientes dos bairros circuvizinhos da fundação e outros ao nível das direcções distritais, também a sociedade civil e funcionários das fábricas arredores da Fundação como é o caso da Fábrica de Lusalite e de Cimentos de Moçambique.

Falando do Centro de Formação Profissional da Fundação Lusalite Vida começou a leccionar os cursos a meses atrás, onde a recepção pelos moradores da zona foi muito galardoado pelos pais ou encarregados de educação, salientar ainda mais , com a criação do Centro de Informática surge a necessidade de criar-se um centro para o atendimento a trabalhos gráficos como é o caso de: Impressão de documentos computalizados, Curriculos Vitae, fotocópias são necessidade que os habitantes da vila do Dondo, após a criação do centro precisam e tem criado muita falta.

Este é o ponto de partida para uma actuação concertada ao nível da Fundação Lusalite Vida, parceiros sociais e a sociedade civil visando alcançar os mais altos padrões de eficácia e eficiência ao nível do distrito do Dondo, alicerçado no desenvolvimento de mecanismo de estimulo ao empreendedorismo e nas boas prácticas , na recuperação activa dos valores morais.

A Estratégia de implementação do projecto “Sala de grafismo” na Fundação Lusalite Vida, visa fundamentalmente, na necessidade dos cidadãos, das organizações representativos dos empregadores, dos trabalhadores e da sociedade civil, como objectivo de promover o crescimento na utilização de computadores para facilitação dos trabalhos da população que é o pão do seu dia-a-dia, a curto e médio prazo, promoção de aumento da procura de força de trabalho, fortalecimento da empregabilidade da força de trabalho e a melhoria dos trabalho dos cidadãos .

Com efeito, a proposta de implementação do projecto pretende ser um meio, ao nível do governo distrital para intervir quer no papel normador, ao nível do reforço dos instrumentos que favoreçam os investimentos e o melhoramento da capacidade competitiva.

Só acções de vulto padrão produzir em efeito vísivel na melhoria ao nível da Informática, pelo que é do compromisso da Fundação Lusalite Vida, assegurar os recursos básicos que adicionados aos esforços dos demais intervenientes viabilezem a implementação de proposta sala de grafismo para um número de beneficiário insignificante ao nível do distrito do Dondo.

2. Local de implementação do projecto

O projecto inicialmente deverá ser implementado na Fundação Lusalite Vida, em coordenação com a Fábrica de Lusalite Dondo, na qual deverá ser criada uma sala onde irão ser fixados todos material e os componentes necessários para existência duma sala para trabalhos gráficos com qualidade e capacidade para um número acentuados dos frequentadores.

A Salientar que a Fundação Lusalite Vida situa-se no distrito do Dondo, concretamente na Fábrica de Lusalite onde encontramos a um centro de informática e uma A.T.L.

   E  agora com a proposta de criação de uma  sala de grafismo.  Localizar-se-á na estrada  nacional № 6- Dondo,  concretamente  nos instalações de Fundação Lusalite Vida.

3.Objectivos do projecto

   A  proposta de implementação do projecto sala de grafismo  tem como propósito, criar uma sala para atender trabalhos gráficos, digitação de textos, impressão de documentos, figuras, etc. 
        Contribuir para o melhoramento em inovação em tecnologia de informação e comunicação.
        A sala gráfica  deverá ter a capacidade atender um número elevado  utentes ao nível do distrito.
        A criação de sala de grafismo foi na necessidade dos cidadãos, das organizações, dos trabalhadores  e da sociedade civil.

4.Visão

   Desenvolver uma sala de grafismo capaz de atender um número elevado de população do Distrito do Dondo.
        Expandir e promover a actividade de grafismo e  consequente redução de não  utilização de trabalhos computalizados ao nível das populações do distrito do Dondo.

5.Missão

   Promover medidas que satisfaçam  a melhoria da sala de grafismo em tecnologia de informação e comunicação no distrito.

6.Principais actores

   Parceiro económico e de cooperação 
        Sociedade civil
 

7.Grupo Alvo

Neste contexto, a proposta de implementação do projecto, prioriza jovens estudante das escolas circuvizinhas, trabalhadores, mulheres e outros de díficil inserção.

Esta camada que é o grupo alvo na implementação deste projecto, pois detém de uma necessidade na criação deste projecto, o que permitirá resposta para inúmeras dificuldades que enfrentam no seu dia-a-dia.

8.Equipamentos consumíveis e meio de trabalho

Na elabolação da proposta , é obstante fornecermos materiais mais relevantes sobre os equipamentos, consumíveis e meio de trabalho:

   Mobiliário 
        Meios informáticos
        Mobiliário para o centro 
        Consumíveis  de escritório e muito mais.

9.Beneficiários

No âmbito da implementação da proposta sobre a criação de uma sala para trabalhos gráficos na Fundação Lusalite Vida, estão projectados até ao final do ano 2008, o número total de 1000 beneficiários aderirem na sala de grafismo sendo, jovens, mulheres, trabalhadores e pessoas portadoras de deficiência .

A Fundação Lusalite Vida, em função fiscalizadora, reguladora, e facilitadora da instituição, promoverá através de propostas no ambiente laboral favorável ao investimento e aumento da segurança laboral.

Resultado qualitativo esperados quanto o aumento da estabilidade e o desempenho por parte dos funcionários e redução das questões sociais sobre o trabalhador bem como a sociedade civil do seu papel de motor de desenvolvimento profissional para ocorrência de efeito multiplicador ao investimento e da criação de mais centros que levará o distrito de Dondo a intervir essencialmente no atendimento das populações de díficil inserção.


10.Financiamento

Para o fortalecimento da proposta de implementação de projecto, a Fundação Lusalite Vida, parceiro económicos de cooperaçao e a sociedade civil, tem a responsabilidade social de providenciar recursos necessários sobre o financiamento através de fundos inerentes.

Contudo, foram os custos envolvidos, há necessidade de se diversificarem as formas de financiamento a incluir-se outras fontes, entre elas, a contribuição dos empregadores, trabalhadores através de mecanismos a serem difinidos para o efeito.

Com os recursos proveniente dos fundos de financiamento que vierem a serem activados, será criado um fundo das instituições que se destinará a financiar a implementação das acções prevista na proposta, dos parceiros económicos de cooperação espera-se uma intervenção directa na ajuda técnica, material e financeira para a implementação do projecto. A proposta para o financiamento devera obedecer os seguintes endereços enerentes as contas dos responsáveis pela elaboração do projecto:

Responsável: Manuel Domingos Mponda N° da Conta: 132418387-Banco Millennium Bim

 Tel.Celular:      842689510/827097579

Fixo: 23328160 Fax: 23328160

   Provincia:      Sofala
     Distrito:  Beira
   Entidade:    Fundação Lusalite Vida
     E-mails:   pjosefinagerente@yahoo.com.br

11.Coordenação

Quanto a coordenação, deverá se assegurar que os objectivos defenidos sejam alcançados de uma forma eficiente e eficaz respeitando o horizonte temporal prevista. Essa coordenação será materializado a níveis, nomeadamente:

   Qualidade de trabalho, o que permitirá o desenvolvimento de programas integrados que vão favorecer a ligação entre a instituição e a  sociedade civil.
   Melhorar a qualidade profissional,  propocionará as melhores respostas,  das exigências do mercado, maior envolvimento na formação profissional dos funcionários da instituição.


12.Indicadores

   Funcionários qualificados e formados  como operadores de computadores, a providenciar apoios  e serviços de qualidade.
   Disponibilização de equipamento básico e instrumentos operacionais necessários ao funcionamento eficaz de cada área  especializada.
   Promover, expandir e melhorar a qualidade de trabalho 
   Estabelecer normas de  higiene e segurança com carácter obrigatòrio para os funcionários.

13.Resultados Mediante a proposta de implementação do projecto, podemos expôr inúmeros resultados:

   Até ao final do ano corrente podemos ter mais de 1000 beneficiários a frequentar nas instalações
        Inserir mais de 45% da população juvenil no emprego formal.
        Inserir mais de 55% da população no que conecerne a utilizar os meios de inovação em tecnologias de comunicação e de informação.


14.Fundos A proposta de criação de um fundo visa fundamentalmente, suportar os seguintes principios:

   Elevar os recursos financeiros para o financiamento da instituição 
        Aumentar as áreas implementação e consequente a sua qualidade
        Aumentar a qualidade de formacao dos funcionários 

Não obstante as limitações dos recursos disponíveis, a Fundação Lusalite Vida e os parceiros sociais de cooperação, por um lado irão desenvolver para elevar a sua parcela de financiamento.

Por outro lado, as aplicação da proposta neste documento poderá servir de incentivo e meio de mobilização de parceiros de cooperação para maior e mais eficaz intervenção neste domínio.

15.Estratégias de implementação

As estratégias de implementação do projecto deverão obdecer de critérios de gestão rigorosa, transparrente e eficaz dos recursos disponíveis, envolvendo na gestão de fundo, parceiros sociais de cooperação e os parceiros de ajuda ao desenvolvimemto que o financiam.

16.Acções

As acções que deverão ser definidas na estratégia de implementação da proposta sobre a gestão de fundos são:

   Definir a componente de gestão de fundos 
        Estabelecimento de critérios de acesso e de utilização de fundos incluindo os mecanismos de acompanhamento e controlo 
        Avaliação dos resultados e auditoria financeira periódica.




Conclusão

Na elaboração desta proposta de implementação de uma sala para efectuar trabalhos graficos ao nivel do distrito de Dondo irá contribuir na sua maioria a sociedade civil residente nos bairros circunvizinhos da vila de Dondo, pois estes serviços estão a prestar muitas dificuldades para estudantes, acedémicos, trabalhadores e os demais intervenientes.

Salientar ainda a razão da escolha deste distrito deveu-se exclusivamente em que a vila possui um centro de informática ao nível do municipio, mas nao tendo uma instituição capaz de atender estes serviços, dai surge a grande intenção por mim pensando em fazer face em busca do empreendedorismo para que a proposta tenha êxitos dependerá exclusivamente da entidade financiadora e a sociedade civil, tambem fez-se um estudo de modo a se inteirar ao nivel da sociedade se seria oportuno a instalação de uma sala gráfica.








































PROPOSTA DO ORÇAMENTO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJECTO

Condições de Implementação:

Realizar encontros envolvendo jovens, pais e encarregadaos, parceiros sociais, debate sobre o plano de implemetação. Realizar encontros sobre a nova iniciativa inovadora de implementação do projecto. Identificar instalações próprias para o funcionamento da sala gráfica. Identificar fontes focais para a criação do projecto.


Assistência Técnica Prestar assistência técnica ao equipamento 1.200.00 USD

Infraestruturas Reabilitar a sala onde ira funcionar a proposta 1.200.00 USD

Equipamento: consumiveis e meio de Trabalho Mobiliário para o centro: 4.000.00 USD  Armario Metalico  Cadeiras  Mesas Para computadores

Meios Informáticos: 6.000.00 USD  Computador completo  Fotocopiadora  Impressora  Scanner  UPS  Flash

Consumiveis de escritorio:  Fichas  Formulários  Papel  Tintas  Maquina de Encadernação  Maquina de Corte de papel A4

Técnico: 1.200.00 USD

Melhorar o desempenho dos técnicos em serviço. Promoção e revisão de metodologias de funcionamento e reciclagem do técnico. Criar condições materiais para o funcionamento


Funcionamento: 1.200.00 USD

Garantir energia, água, telefone Consumiveis para o pleno funcionamento Assegurar a manuntenção de equipamento.


Recursos humanos: 1.600.00 USD

Admintir 3 Funcionários: 2 Técnicos de computadores, 1 Guarda, 1 Servente Garantir salários e atribuição de bonus por bom desempenho. Garantir assistência médica medicamentosa a funcionários.


Resultados esperados:

Atender 100 jovens incluindo mulheres, estudantes do distrito durante a 1 fase Promover campnhas de sensibilização no distrito de modo a incentivar os jovens para a práctica de actividades e criar o espirito de aderir a institiição Inserir 45% no emprego formal —Preceding unsigned comment added by 196.28.233.207 (talk) 06:58, 22 April 2008 (UTC)