User:Charlesblack/Wikipedia/Pateo do Collegio

From Wikipedia, the free encyclopedia

Pátio do Colégio
Pátio do Colégio

Quando o padre Manuel da Nóbrega e o então noviço José de Anchieta, jesuítas a mando de Portugal resolveram se estabelecer na localidade que denominaram Vila São Paulo de Piratininga, a primeira construção foi o Pateo do Collegio - um marco inicial no nascimento da cidade de São Paulo. Escolheram o alto de uma colina localizada entre dois rios: Tamanduateí e Anhangabaú para iniciar a catequização dos indígenas. Atualmente o prédio abriga o Museu Padre Anchieta.

Em 25 de janeiro de 1554 foi realizada em suas dependências a missa que oficializou o nascimento da capital paulista. Em 1556 o padre Afonso Brás foi o encarregado da ampliação da antiga casa de barro socado para abrigar os catequizadores. Brigas entre os colonos e religiosos culminaram na expusão dos jesuítas do local, para onde só retornariam 13 anos mais tarde.

O Páteo do Colégio foi sede do governo da província entre os anos de 1765 e 1908, após a apropriação do local pelo Estado, devido à expulsão dos jesuítas de terras portuguesas, determinada pelo Marquês de Pombal em 1759.

Até hoje, o local guarda a grafia original do português arcaico. Por isso, não se escreve "Pátio", e sim "Pateo". Em seu interior encontram-se restos da primeira construção da cidade, datados de 1554. A construção atual é uma réplica da original, visto que em 1884 parte da obra foi demolida, sendo reinaugurada no formato atual no ano do 4º centenário de São Paulo, 1954.


Aquarela de 1700
Aquarela de 1700

[edit] Template:Links Externos

Template:Esboço